Aguarde...

Benvindos Freguesia de Bajouca - Leiria

Turismo

Começamos o nosso passeio no largo da Feira na Bajouca, sede de Freguesia, onde se situa uma rotunda que tem no centro um pequeno monumento coberto de azulejo, retratando os modos de vida dos seus habitantes. 

Seguindo para nascente pela Rua do Vale, viramos à esquerda para a Rua da Varanda antiga  onde podemos observar uma antiga casa agrícola alpendrada, típica desta região. 

Chegando à pista de corta-mato situada por trás do campo de jogos e seguindo para norte pelo aceiro chegamos à rua 17 de Dezembro. 

Seguindo por esta rua, cortamos para o lado esquerdo por um aceiro, antes de chegar à ponte. 

Este caminho irá levar-nos a um cruzamento onde situa um pequeno padrão de ”Alminhas” no lugar de Gaspara. 

Seguindo para Norte pela Rua Gaspara, vira-se depois à esquerda seguindo um caminho que nos vai levar à Bajouca de Baixo pela rua do Poço do Povo. 

Continuando pelo caminho que contorna o lugar pelo lado norte, viramos depois à esquerda e um pouco mais à frente chegaremos ao parque de merendas do Pisão. 

Este é um lugar aprazível situado numa sombria mata de grande beleza onde corre a Ribeira da Bajouca que faz funcionar um moinho de água. Saindo pelo lado Sul do parque, chegamos a um cruzamento onde existe um pequeno monumento ao Cristo Rei. 

Atravessando a estrada segue-se por um aceiro que contorna a pedreira e que desembocará no lugar do Prazo, junto a mais um cruzamento onde se situam outras Alminhas. 

Seguindo para Norte pela Rua do Prazo, chega-se à Bajouca e ao local de início desta jornada. 

 

A VISITAR

Igreja Matriz

Olarias da Bajouca

Moinho do Pisão

Largo dos 13

Rotunda

Cristo Redentor

 

EVENTOS ANUAIS

Menino Jesus (1º Domingo de Janeiro)

Santo Aleixo (15 de Agosto)

N.S. da Piedade (último Domingo de Setembro)

Feiriarte (Feira de artesanato e actividades Económicas)

Rockspot (Festival de rock)

Festival de rancho Folclórico

 

ARTESANATO

Na Bajouca, freguesia do concelho de Leiria, encontra-se porventura o mais expressivo centro oleiro da Região Centro. A sua localização na faixa litoral, próximo de um eixo de grande circulação, a estrada Figueira da Foz – Leiria, poderá ajudar a explicar a sobrevivência de uma atividade de cuja origem e antiguidade tudo se desconhece.

 

MOINHO DO PISÃO

Um moinho movido a água, um forno da cal, cerca de 15 pontes sobre a ribeira da Bajouca, num espaço repleto de diversas espécies autóctones, permanecendo tal como a natureza o formou. Dispõe de uma casa de apoio, casas de banho, assadores com chaminé, mesas para piquenique e um parque infantil.

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.