Aguarde...

Benvindos Freguesia de Bajouca - Leiria

História

BAJOUCA é uma freguesia do Concelho de Leiria, situada a nordeste que confronta com o Concelho de Pombal. 

É uma freguesia rural que se estende numa vasta planície drenada pelas Ribeira da Bajouca e do Penedo e, onde outrora a olaria e a cestaria a par da agricultura e criação de gado eram as principais actividades económicas dos seus habitantes.

Os lugares semeiam-se pontualmente em pequenas aldeias rodeadas de mata composta essencialmente de pinheiros e eucaliptos, com alguns vestígios de olivais abandonados. 

As árvores de fruto, principalmente laranjeiras, aparecem um pouco por todo o lado à medida que nos aproximamos das povoações que parecem adormecidas ao sol da tarde, embaladas pelos sons bucólicos dos cães a dar sinal de alerta, dos badalos das ovelhas que pastam indolentes nos campos de pousio ou do toque das Avé-Marias do alto da torre da igreja. 

Nos cruzamentos é frequente depararmonos com pequenos nichos, padrões de culto ao mortos, designados por Alminhas. 

Foi criada em 17 de Dezembro de 1971, desagregando-se da freguesia de Monte Redondo, sendo conhecida pela tradição ancestral de moldar o barro.

 

Lenda de Santo Aleixo

 

Santo Aleixo Aleixo é o padroeiro da freguesia da Bajouca e contam-se várias lendas à volta deste Santo que viveu em Itália na Idade Média. Perto de Monte Redondo existe um lugar chamado Santo Aleixo onde haveria uma ermida (capela pequena) a este Santo. Esta ficava na rota dos monges de Alcobaça e era aqui que passavam no caminho para outros mosteiros da região. Um dia, com medo que os mouros roubassem a imagem do  santo, esconderam-na na toca de um sobreiro e, segundo o que dizem, apareceu depois numa pequena ermida onde hoje se situa a igreja da Bajouca. Voltaram a trazer a imagem para Santo Aleixo e novamente apareceu na ermida da Bajouca. Durante muitos anos, os habitantes de Santo Aleixo diziam que o povo da Bajouca lhes roubara o santo. 

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.